Topo

Começa votação para o segundo turno das eleições na França

Francesa vota no segundo turno das eleições na região de Le Touquet, no norte do país - Philippe Huguen/AFP
Francesa vota no segundo turno das eleições na região de Le Touquet, no norte do país Imagem: Philippe Huguen/AFP

07/05/2017 03h23

Os colégios eleitorais da França abriram neste domingo às 8h (horário local, 3h em Brasília) para o segundo turno das eleições presidenciais no país.

As pesquisas dão uma clara vantagem ao social liberal Emmanuel Macron sobre a ultradireitista Marine Le Pen para chegar à Presidência.

Junto com os colégios dos territórios de ultramar, que tinham aberto no dia anterior - começando pelo arquipélago de Saint-Pierre e Miquelon -, há 66.500 centros nos quais 45,67 milhões de eleitores franceses recenseados poderão votar.

O dia vai se desenrolar em meio a fortes medidas de segurança, já que na França continua em vigor o estado de emergência decretado após os atentados de 13 de novembro de 2015 em Paris e Saint-Denis.

Cerca de 50 mil policiais e gendarmes, além de 7.000 militares foram designados como reforço de segurança durante as eleições.

O controle será maior na entrada dos colégios eleitorais, aos quais só poderão ter acesso quem estiver inscrito nas listas.

As urnas ficam abertas até as 19h (14h em Brasília) na maior parte das cidades e uma hora mais tarde nas de maior tamanho.

Ao meio-dia (9h) serão conhecidos os primeiros resultados de participação, que serão atualizados pelo Ministério do Interior às 17h horas (12h).