Forças governamentais tomam controle de localidade no norte da Síria

Cairo, 7 mai (EFE).- Forças leais ao governo do presidente da Síria, Bashar al Assad, tomaram neste domingo o controle da localidade de Zalaquiat, no norte da província de Hama, apesar da entrada em vigor ontem do acordo para a redução da violência em várias regiões do país, segundo ativistas.

O Observatório Sírio de Direitos Humanos indicou que as autoridades tomaram o controle de Zalaquiat após os combates contra facções rebeldes e islâmicas nessa área. Aviões de guerra e helicópteros bombardearam a população de Latmane, também no norte de Hama, no centro da Síria.

A ONG afirmou que desde a manhã do sábado cerca de 400 projéteis de artilharia e quarenta barris foram lançados por helicópteros militares causaram o impacto no Zalaquiat, que foi alvo de 50 ataques de aviões não identificados.

O Observatório destacou que 17 combatentes rebeldes e de outros grupos armados morreram no sábado nos confrontos nessa localização. Pelo lado do governo, o número de soldados mortos chega a 11.

Apesar dessas violações, a violência se reduziu de forma geral na Síria, onde há mais de 24 horas entrou em vigor o acordo para a criação de quatro zonas de segurança, assinado por Rússia, Irã, apoiadores do governo sírio, e Turquia, que respalda a oposição.

O pacto contempla o estabelecimento de áreas de redução das hostilidades para diminuir a violência, melhorar a situação humanitário e favorecer as condições para uma solução política.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos