Macron conversa com Merkel em seu primeiro contato internacional vitória

Paris, 7 mai (EFE).- O social liberal Emmanuel Macron conversou por telefone com a chanceler da Alemanha, Angela Merkel, após vencer o segundo turno das eleições presidenciais na França, confirmaram à Agência Efe fontes da campanha do presidente eleito.

A conversa com Merkel foi o primeiro contato internacional de Macron após o triunfo nas urnas.

Macron foi recebido pela chanceler em Berlim durante sua campanha, em meados de março, e destacou então as "convergências" entre ambos e a aposta conjunta em reforçar a cooperação bilateral na União Europeia (UE).

Em seu discurso público após tomar conhecimento da ampla vantagem sobre a candidata de extrema direita, Marine Le Pen, Macron reafirmou seu compromisso com os valores europeus e sua vontade de defender os vínculos entre a Europa e os cidadãos.

"Defenderei a França, seus interesses vitais e sua imagem. Assumo o compromisso diante de vocês. Defenderei a Europa. Está em jogo nossa civilização, nossa maneira de ser livres", prometeu.

O porta-voz da chancelaria alemã, Steffen Seibert, afirmou no Twitter que o triunfo de Macron é "uma vitória para uma Europa forte e unida e para a amizade franco-germânica".

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos