Abe qualifica vitória de Macron como "voto de confiança na UE "

Tóquio, 8 mai (EFE).- O primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, qualificou nets segunda-feira a vitória do social liberal e pró-europeu Emmanuel Macron nas eleições presidenciais francesas como um "voto de confiança na União Europeia" e uma "vitória" sobre os movimentos protecionistas, conforme declarou Abe em uma mensagem publicada pelo Ministério de Assuntos Exteriores.

O chefe do Executivo disse que "Japão e França são parceiros que compartilham valores universais como liberdade, democracia, Direitos Humanos e leis", e expressou seu desejo de cooperar "pela paz e a prosperidade mundial" em um momento no que há "desafios para a ordem internacional", segundo o texto.

O social liberal e europeísta líder do movimento "Em Marcha", Emmanuel Macron, venceu com quase 30 pontos de diferença sua rival, a candidata ultradireitista Marine Le Pen, que obteve 33,94% dos votos.

A vitória do ex-ministro de Economia provocou uma forte alta na Bolsa de Tóquio, onde o principal seletivo, o Nikkei, chegou a subi mais de 1,7%.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos