Explosão de carro-bomba perto de restaurante deixa 7 mortos em Mogadíscio

Mogadíscio, 8 mai (EFE).- Pelo menos sete pessoas morreram nesta segunda-feira e 15 estão feridas em estado grave pela explosão de um carro-bomba na porta de um restaurante em Mogadíscio, informaram à Agência Efe fontes policiais.

No entanto, as primeiras investigações apontam que o alvo real do atentado poderia ser um escritório governamental de imigração próximo ao estabelecimento, onde o carro teria explodido de forma acidental.

Por enquanto, ninguém reivindicou a responsabilidade da ação, mas todas as suspeitas recaem sobre o grupo jihadista Al Shabab.

Há dois anos, a poucos 300 metros deste restaurante, este grupo matou 21 pessoas em um assalto armado contra um hotel, que também iniciou com um carro-bomba.

Em fevereiro, a Somália concluiu um longo processo eleitoral que renovou a Assembleia Nacional e o Governo nas eleições mais democráticas celebradas durante o último meio século no país.

O novo presidente, Mohamed Abdullahi "Farmaajo", prometeu fazer frente à constante ameaça dos radicais, mas por enquanto não conseguiu deter a escalada de violência.

No mês passado foi declarado "estado de guerra" no país para acabar com o Al Shabab, que ainda controla amplas zonas do sul e do centro, e ofereceu uma anistia aos terroristas que queiram se render.

O Governo já ofereceu anistia aos terroristas em 2014, quando mais de 500 militantes da Al Shabab se acolheram a ela, segundo fontes da Iniciativa Barbaar, agência internacional de apoio à reinserção.

Al Shabab anunciou em 2012 sua adesão formal à Al Qaeda e luta por instaurar um estado islâmico de corte wahabí em Somália, onde perpetra regularmente atentados contra civis, policiais, representantes do Governo e militares.

Tropas da União Africanas e regionais apoiam há anos o Exército somalí na luta contra a milícia extremista, debilitada pela morte em 2014 de seu líder Ahmed Godane, em um ataque aéreo americano.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos