Imprensa francesa destaca juventude de Macron, presidente eleito com 39 anos

Em Paris

  • Reprodução

    "Com 39 anos e presidente!", publica o jornal "Le Parisien"

    "Com 39 anos e presidente!", publica o jornal "Le Parisien"

As principais manchetes dos jornais da França destacaram nesta segunda-feiraa (8) a juventude do novo presidente eleito, o social liberal Emmanuel Macron, que, com apenas 39 anos, venceu ontem (7) à noite as eleições contra a ultradireitista Marine Le Pen.

"Com 39 anos e presidente!", publica "Le Parisien", que lembra que Macron se converteu no mais jovem chefe de Estado francês da V República, iniciada em 1958, com menos anos que Valéry Giscard d'Estaing, escolhido presidente em 1974 com 48 anos.

O diário conservador "Le Figaro" também destaca a juventude do presidente eleito, embora avise que seu desafio é formar uma complicada maioria no Parlamento francês, que realizará eleições em 11 e 18 de junho.

O "Liberation", de tendência de esquerda, dedica a capa ao rosto do jovem político, enquanto que, na contracapa, mostra a derrotada Marine Le Pen de costas acompanhada da frase "Bem feito!".

Reprodução
O "Liberation" dedica a capa ao rosto de Macron e a contracapa, as costas de Marine Le Pen com a frase "Bem feito!"
O jornal econômico "The Echos" considera que a vitória do político social liberal é o da França que se atreve e aponta que, com este triunfo, renasce a "esperança" para a União Europeia (UE) e para várias capitais europeias.

Macron, que venceu as eleições ontem à noite com dois terços dos votos em uma eleição com uma alta abstenção (25,4%), vai aparecer hoje em público junto com o presidente em fim de mandato, François Hollande, na comemoração dos 72 anos da vitória na Segunda Guerra Mundial (1945).

A transferência de poderes e a designação do novo Governo acontecerão este fim de semana.

'Prodígio' Emmanuel Macron é o novo presidente da França

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos