Itália demorou 5 horas para socorrer 480 imigrantes em naufrágio de 2013

Roma, 8 mai (EFE).- Em outubro de 2013, as autoridades italianas demoraram cerca de cinco horas para socorrer um barco que levava 480 imigrantes e no qual 268 pessoas morreram afogadas após o naufrágio, entre elas 60 crianças.

É isso que revela o registro de ligações telefônicas entre a embarcação em apuros e a central de operações da Guarda Costeira italiana em Roma, divulgado nesta segunda-feira pelo jornal "L'Espresso".

A embarcação tinha partido da Líbia no dia 11 de outubro de 2013 e começou a naufragar porque um grupo de milicianos atirou no barco para supostamente roubar e sequestrar os passageiros, segundo a publicação.

Nas conversas, um homem que estava a bordo, identificado como Mohanad Jammo, médico de profissão, entra em contato com a Guarda Costeira para pedir auxílio porque a embarcação sofria "uma autêntica emergência".

"Por favor, tenham pressa, a água está entrando. As ondas nos balançam e a água está entrando, estamos em uma autêntica emergência. O barco está afundando", explicava Jammo.

A Guarda Costeira italiana pediu a Jammo que entrasse em contato com as autoridades de Malta para que fizessem o resgate, embora a um navio da Marinha italiana estivesse entre 19 e 10 milhas da embarcação, a uma hora e meia de navegação, enquanto Malta se encontra muito mais longe, a 118 milhas.

A embarcação afundou e deixou ao mar as 480 pessoas que estavam a bordo, a maioria síria, e em imagens gravadas de um helicóptero é possível ver algumas na água com coletes salva-vidas.

Desde a primeira chamada de auxílio, ao meio-dia, até que as autoridades italianas chegassem para o resgate, se passaram cinco horas. Inclusive, as autoridades de Malta pediram às italianas que prestassem auxílio.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos