Tropas iraquianas expulsam EI de mais 3 bairros do oeste de Mosul

Mosul (Iraque), 8 mai (EFE).- Tropas iraquianas invadiram nesta segunda-feira três bairros do oeste da cidade de Mossul, no norte do país, onde prosseguem os confrontos com o grupo terrorista Estado Islâmico (EI), que ainda controla algumas regiões do município.

O comandante da XVI Divisão do Exército do Iraque, Hayem al Drayi, disse à Agência Efe que as tropas governamentais controlam 75% do bairro de Hawi al Kanisa, após cruzar com pontes flutuantes o rio Tigre, que corta a cidade de norte a sul.

Os combates duraram sete horas, segundo Al Drayi, e terminaram com a morte de 30 membros do EI. As forças iraquianas agora perseguem os terroristas que fugiram por florestas próximas.

Além disso, as tropas governamentais libertaram 80 famílias que estavam presas no bairro. Elas foram levadas ao sul de Mossul em caminhões militares. Posteriormente, todos serão recebidos em campos para deslocados próximos à cidade.

Outro comandante das Forças Antiterroristas do Iraque, general Abdelgani al Asadi, disse à Agência Efe que seus homens conseguiram invadir o bairro industrial de Wadi Ekab. No total, 13 extremistas foram mortos. Dois deles teriam se suicidado ao tentar lançar carros-bomba contra os soldados do governo.

Al Asadi disse também que unidades das Forças Antiterroristas e da Polícia Federal entraram na madrugada de hoje no bairro de Al Haramat e recuperaram blocos de apartamentos após matar 17 radicais.

Por sua vez, as milícias pró-governamentais lideradas pelos xiitas da Multidão Popular anunciaram hoje 725 extremistas foram mortos nos últimos 30 dias no oeste de Mossul.

As forças iraquianas lutam para expulsar o EI da parte oeste de Mossul desde fevereiro, após ter reconquistado a metade leste da cidade no fim de janeiro.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos