Alemanha detém 2 sírios por participação em grupos jihadistas na Síria

Berlim, 9 mai (EFE).- A polícia da Alemanha deteve nesta terça-feira dois sírios acusados de pertencerem à organização terrorista Frente al Nusra, sendo que um deles foi apontado como autor de crimes de guerra e de também pertencer ao Estado Islâmico (EI), informou a Procuradoria Federal do país europeu em comunicado.

Moussa H.A., de 23 anos, é acusado de pertencer à Frente al Nusra, enquanto seu compatriota Abdulmalik A., de 30, é acusado de também ser integrante do EI e de ter cometido crimes de guerra e assassinato.

Segundo as ordens de prisão ditadas pelo juiz do Supremo Tribunal da Alemanha nos dias 4 e 5 de maio, os dois acusados se uniram a uma unidade de combate da Frente al Nusra em 2012 na guerra civil na Síria.

De acordo com a acusação, Moussa H.A. participou como combatente em operações contra as tropas do presidente sírio Bashar al Assad e Abdulmalik A., que ostentava um cargo de comandante do grupo terrorista no leste de Síria, participou na tomada dos poços de gás em Tuinan e na cidade síria da Al Tabqa.

Em 2013, Abdulmalik tomou como refém perto de Al Tabqa um franco-atirador do regime sírio, o obrigou a cavar seu próprio túmulo e o degolou.

Em meados daquele mesmo ano, o acusado se uniu em Deir ez Zor, sua cidade natal, ao Estado Islâmico e, após participar inicialmente como combatente em várias operações, ficou encarregado de gerenciar a represa do rio Eufrates, perto da cidade de Al Tabqa.

As detenções aconteceram em Berlim e no estado federado da Alta Saxônia em uma operação na qual também foram feitas buscas nas residências dos dois homens.

Os acusados serão apresentados hoje ao juiz de instrução do Supremo Tribunal que deverá decidir se os dois seguirão na prisão. EFE

egw/rpr

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos