Ex-diretor do FBI cancela presença em evento após ser demitido por Trump

Los Angeles (EUA), 9 mai (EFE).- O até hoje diretor do FBI (polícia federal americana), James Comey, cancelou nesta terça-feira sua participação em um evento em Los Angeles, poucas horas depois de saber que tinha sido demitido pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

A informação é do jornal "Los Angeles Times", que citou uma fonte do FBI que assegurou ainda que a demissão pegou Comey "de surpresa" e "desprevenido".

Comey estava anunciado como orador em um evento de recrutamento organizado hoje pelo FBI na sede do Sindicato de Diretores de Hollywood em Los Angeles (DGA, na sigla em inglês), mas na última hora cancelou sua presença após sua inesperada demissão.

Segundo a descrição publicada na internet, o evento estava pensado para que as pessoas interessadas em trabalhar para o FBI pudessem conversar e esclarecer dúvidas com agentes e diferentes responsáveis da polícia federal americana.

Trump decidiu demitir Comey, seguindo o conselho do Departamento de Justiça, por concluir que "não é capaz de liderar eficazmente o FBI", de acordo com o comunicado divulgado pelo porta-voz da Casa Branca, Sean Spicer.

"O FBI é uma das instituições mais estimadas e respeitadas de nossa nação e o dia hoje marca um novo começo para a joia da coroa de nossas forças da ordem", afirmou Trump na nota oficial.

Alguns democratas, como a ex-candidata presidencial Hillary Clinton, culparam Comey por sua derrota nas eleições por voltar a levantar dúvidas sobre seu uso de informação confidencial com um servidor particular de e-mail a poucos dias do pleito de 8 de novembro.

Em seu depoimento perante um comité do Senado da semana passada, Comey disse sentir "náuseas" ao pensar que sua investigação sobre Hillary Clinton pode ter causado impacto no resultado das eleições, mas defendeu sua decisão de reabrir as investigações quando restavam apenas 11 dias do pleito.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos