Explosão de bombas no sul da Tailândia deixa 40 feridos

Bangcoc, 9 mai (EFE).- Pelo menos 40 pessoas ficaram feridas nesta terça-feira por duas bombas que com pouco tempo de diferença explodiram em um shopping de Patani, no sul de Tailândia, informaram fontes policiais.

A primeira bomba, de baixa potência, explodiu dentro do shopping às 14h08 local (4h08, em Brasília) e a segunda, mais potente, logo depois no estacionamento, explicou à Agência Efe por telefone o capitão Preecha Prachumchai, da polícia estadual de Patani.

As imagens do interior do edifício onde explodiu o primeiro artefato mostram danos menores, enquanto as imagens do estacionamento apresentam danos maiores, com veículos totalmente destruídos.

Nenhum grupo armado ou pessoa reivindicou a autoria das duas bombas até agora.

Os atentados com armas leves, assassinatos e ataques com explosivos acontecem quase diariamente nas províncias de Patani, Yala e Narathiwat, apesar do desdobramento de 40 mil membros das forças de segurança e da vigência do estado de exceção.

Mais de 6,7 mil pessoas morreram em enfrentamentos nessa zona desde que o movimento separatista muçulmano retomou a luta armada, em 2004.

Os insurgentes denunciam a discriminação que sofrem pela maioria budista e exigem a criação de um Estado islâmico que integre as três províncias que formaram o antigo sultanato de Patani e que a Tailândia anexou há um século.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos