Moon inicia mandato de cinco anos como novo presidente da Coreia do Sul

Seul, 10 mai (EFE).- Moon Jae-in iniciou nesta quarta-feira (data local) seu mandato de cinco anos como o 19º presidente da Coreia do Sul, poucos minutos depois de ser proclamado oficialmente vencedor nas eleições presidenciais pelo escritório de gestão eleitoral sul-coreano.

Moon, de 64 anos, começou seu mandato imediatamente depois que a Comissão Eleitoral Nacional (NEC) confirmou sua vitória às 8h (hora local, 20h de terça-feira, em Brasília), e antes inclusive de fazer o juramento em uma cerimônia programada para o meio-dia na Assembleia Nacional (Parlamento).

A comissão emitiu um certificado confirmando a vitória de Moon, que chegou ao presidente através de um representante de sua formação, o Partido Democrático (PD).

Em sua primeira tarefa como novo chefe de Estado, Moon recebeu um relatório telefônico do chefe do Estado Maior, o general Lee Sun-jin, assegurando que "não há problema" na postura defensiva do país, segundo declarações recolhidas pela agência de notícias "Yonhap".

Moon também assumiu o controle das Forças Armadas, e tem previsão de se reunir com os líderes dos partidos de oposição com cadeiras parlamentares.

O político liberal obteve 41,1% dos votos nas eleições de terça-feira, contra 24,03% do conservador Hong Yoon-pyo, que ficou em segundo, no que foi a maior distância nas eleições presidenciais desde que a Coreia do Sul iniciou seu período democrático em 1987.

Estas foram as primeiras eleições adiantadas para escolher presidente neste país, tudo por causa da destituição sofrida pela antecessora Park Geun-hye, por seu suposto envolvimento no caso de corrupção da "Rasputina".

A ex-presidente, cassada em março, cumpre prisão preventiva, acusada de criar uma rede com sua amiga Choi Soon-sil, apelidada "Rasputina" pela influência que exercia sobre Park, onde teria recebido propinas de milhões de dólares de grandes empresas.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos