Papa Francisco descarta atos oficiais em peregrinação a Fátima

Cristina Cabrejas.

Cidade do Vaticano, 9 mai (EFE).- O papa Francisco viajará nos próximos dias 12 e 13 ao santuário de Fátima, em Portugal, para a primeira verdadeira peregrinação de seu pontificado, já que não estão previstos atos oficiais, somente orações e homilias.

Francisco chega como peregrino a Fátima em um "momento agitado para o mundo", como explicou o patriarca de Lisboa em Portugal, cardeal Manuel Clemente, em discurso de abertura da recente Assembleia Plenária dos Bispos do país.

"O cenário mundial é agitado, os problemas globais são muitos e o sentimento de perigo aumenta exponencialmente", disse o cardeal, lembrando que os três aparecimentos da Virgem Maria ocorreram durante a Primeira Guerra Mundial.

Da mesma forma que Paulo VI, em uma visita que causou polêmica por não contar com atos oficiais, Francisco estará por poucas horas no Santuário de Fátima para participar dos aparecimentos e canonizar Francisco e Jacinta, os dois irmãos para quem a Virgem apareceu.

Será a 19ª viagem internacional do pontífice, embora o Vaticano esteja considerando a visita como uma "peregrinação" e não como uma visita apostólica por não estarem programados discursos de autoridades ou outros eventos oficiais.

Assim como Paulo VI, Francisco não visitará Lisboa porque aterrissará na base aérea de Monte Real. No local, ele terá um encontro privado com o presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, quando ocorrerá a tradicional troca de presentes, mas sem discursos.

De lá, o papa irá de helicóptero, em um voo de 20 minutos, ao estádio de futebol de Fátima. Depois, percorrerá três quilômetros de papamóvel até chegar ao santuário.

Sua primeira parada será a capela, construída no lugar onde as três crianças garantiram que tinham sido testemunhas de vários aparecimentos da Virgem. No local, o pontífice terá um momento privado de recolhimento, depois, fará uma oração aos fiéis e dará bênção aos presentes.

Uma oração na qual se espera que Francisco, que fala que estamos imersos em uma quase Terceira Guerra Mundial, invoque a paz como Bento XV, em plena Primeira Guerra Mundial e oito dias antes da notícia dos aparecimentos.

"Como pediu a Virgem de Fátima, aonde me dirigirei em peregrinação dentro de poucos dias, em ocasião do centenário do primeiro aparecimento, rezaremos pela paz", antecipou no último domingo o papa Francisco na Praça de São Pedro, no Vaticano.

Após algumas horas de descanso, às 21h locais, o pontífice participará da vigília e do ato de bênção das velas. Antes da oração do rosário, dedicará algumas palavras aos fiéis.

No domingo, Francisco começará o dia com uma reunião com o primeiro-ministro de Portugal, António Costa, que o visitará na Casa de Nossa Senhora do Carmo, onde o papa passará a noite, da mesma forma que seus antecessores quando visitaram Fátima.

Depois, o papa irá à Basílica de Nossa Senhora do Rosário e, no local, cumprimentará o sacerdote mais velho de Portugal, com 104 anos, e que viveu toda a história do santuário. Além disso, o pontífice rezará no túmulo de Francisco e Jacinta.

O papa celebrará uma missa no santuário na qual canonizará os dois irmãos que, junto a sua prima Lúcia, foram testemunhas dos aparecimentos da Virgem Maria.

Essa foi outra decisão pessoal do papa e que representa a primeira canonização em terras portuguesas, já que essas cerimônias são normalmente realizadas na Basílica de São Pedro.

Depois da missa, a tradição é que seja realizada uma bênção dos doentes, que desta vez será conduzida pelo próprio Francisco.

Após lanchar com bispos portugueses, o pontífice voltará à esplanada do santuário para um último percurso no papamóvel entre o fiéis com término no aeroporto, de onde retornará à Roma às 15h locais (11h em Brasília).

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos