Lavrov se reúne com secretário de Estado dos EUA antes de encontro com Trump

Washington, 10 mai (EFE).- O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Serguei Lavrov, foi recebido nesta quarta-feira na sede do Departamento de Estado dos Estados Unidos pelo titular Rex Tillerson, antes do encontro programado para mais tarde na Casa Branca com o presidente Donald Trump.

A reunião de hoje com Lavrov a portas fechadas será o contato de mais alto nível de Trump com o Kremlin desde a sua chegada à Casa Branca em 20 de janeiro.

Além disso, os encontros de alto nível que Lavrov manterá hoje em Washington acontecem um dia depois que Trump anunciou a demissão fulminante do agora ex-diretor do FBI, a polícia federal investigativa dos Estados Unidos, James Comey, que liderava uma investigação sobre os possíveis vínculos entre a campanha eleitoral do magnata e o Kremlin.

"(Comey) foi demitido? Estão brincando, estão brincando!", ironizou Lavrov ao ser perguntado a respeito pelos jornalistas enquanto posava para as câmeras com Tillerson.

O porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov, afirmou hoje que a Rússia espera que a destituição de Comey não afete as relações bilaterais entre Moscou e Washington.

"Acreditamos que isto (a destituição de Comey) não terá qualquer influência (nas relações bilaterais)", disse Peskov à imprensa.

A Casa Branca não deu detalhes sobre os temas que serão discutidos hoje por Trump e Lavrov, mas, na semana passada, o presidente americano e o chefe de Estado russo, Vladimir Putin, identificaram a Síria como área prioritária de diálogo durante uma conversa telefônica.

De acordo com o Departamento de Estado americano, Tillerson e Lavrov falarão hoje, entre outros assuntos, sobre "a necessidade de conter a violência no leste da Ucrânia" e sobre os esforços para "assentar as bases para uma solução política" do conflito na Síria.

Lavrov faz esta escala em Washington antes de viajar para o Alasca para participar junto com Tillerson do décimo encontro ministerial dos países-membros do Conselho do Ártico, que será realizado entre hoje e amanhã.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos