Lula: "Estou vivo e me preparando para voltar a ser candidato à presidência"

Curitiba, 10 mai (EFE).- "Estou vivo e me preparando para voltar a ser candidato à presidência da República", afirmou nesta quarta-feira o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em um breve discurso para simpatizantes que lotaram uma praça no centro de Curitiba após prestar depoimento como réu na operação Lava Jato.

Lula depôs durante cinco horas ao juiz Sergio Moro na 13ª Vara Federal de Curitiba sob a acusação de ter recebido propina da construtora OAS dentro do esquema de corrupção envolvendo contratos da Petrobras.

O ex-presidente negou ser dono de um apartamento triplex no Guarujá, no litoral de São Paulo, que de acordo com procuradores teria lhe sido dado em uma troca de favores com a construtora.

Ao final do depoimento, o ex-presidente se dirigiu à praça Santos Andrade, no centro da capital paranaense, onde milhares de simpatizantes lhe aguardavam para expressar seu apoio e solidariedade.

"Estou com mais vontade que nunca (de ser candidato)", reforçou Lula em seu breve discurso, no qual esteve acompanhado pela ex-presidente Dilma Rousseff.

"Se a elite deste país não sabe recuperar este país, então um metalúrgico com estudos primários vai recuperar", acrescentou.

No discurso, Lula reivindicou sua inocência, como também fez em seu depoimento perante o juiz Moro, e pediu "respeito".

"Respeito as leis, a Constituição e a Justiça, e peço que me respeitem. Quero ser julgado com provas", completou.

"Nunca antes na história do Brasil alguém foi tão perseguido e massacrado", denunciou o ex-presidente, que afirmou que "se um dia eu tiver cometido um erro, não quero ser julgado só pela Justiça, quero ser julgado pelo povo brasileiro".

Por sua vez, Dilma afirmou durante o ato que "Lula vai derrotar este retrocesso promovido pelo governo golpista", em alusão ao Executivo de Michel Temer, que assumiu o poder após a destituição da ex-presidente.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos