Pelo menos 13 pessoas morrem atingidas por raios em tempestade em Bangladesh

Daca, 10 mai (EFE).- Pelo menos 13 pessoas morreram, entre elas três irmãs menores de idade, nas últimas 24 horas após serem atingidas por raios durante uma tempestade que atingiu o centro de Bangladesh, informou à Agência Efe uma fonte oficial.

"A maioria das vítimas são agricultores e pescadores, além de três irmãs que morreram enquanto jogavam futebol no distrito de Mymensingh (centro)", disse um diretor assistente do Ministério de Gestão de Desastres, Abdul Mannan Sheikh.

A mesma tempestade deixou ontem, em sua passagem pelo estado indiano de Bihar, no leste do país, 15 mortos, oito dos quais também faleceram pelo impacto de raios, informaram as autoridades da Índia.

As tempestades elétricas são relativamente frequentes nesta zona do sul da Ásia pouco antes e durante a época de monção, que acontece a cada ano entre junho e setembro.

Segundo as estimativas do Governo de Bangladesh, pelo menos 203 pessoas morreram no ano passado por causa dos raios, sendo que 82 faleceram em somente um dia em maio de 2016.

Da sua parte, a ONG Foundation for Disaster Forum cifrou em pelo menos 349 os mortos por esta causa entre janeiro e setembro de 2016, enquanto o total de falecidos entre os anos 2010 e 2015 chegou aos 1.420.

O Governo anunciou no final de 2016 a plantação de um milhão de palmeiras nas zonas rurais do país para reduzir a mortalidade por esta causa, um projeto que terminará no próximo mês de junho e que já foi implantada na Tailândia com alguns resultados.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos