Trump recebe ministro de Relações Exteriores russo na Casa Branca

Washington, 10 mai (EFE). - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, recebeu nesta quarta-feira na Casa Branca o ministro de Relações Exteriores da Rússia, Sergey Lavrov, para uma reunião a portas fechadas no Salão Oval.

A reunião de hoje será o encontro de mais alto nível de Trump com o Kremlin desde sua chegada ao poder, em 20 de janeiro. Antes de ir à Casa Branca, Lavrov foi recebido no Departamento de Estado pelo secretário de Estado americano, Rex Tillerson, para tratar de vários assuntos, entre eles os conflitos na Ucrânia e na Síria.

Os encontros que Lavrov terá hoje em Washington acontecem um dia depois de Trump anunciar da demissão do já ex-diretor do FBI, James Comey, que comandava uma investigação dos possíveis vínculos entre a campanha eleitoral do magnata com a Rússia.

"Foi demitido? Estão brincando, estão brincando!", ironizou Lavrov, ao ser perguntado a respeito pelos jornalistas enquanto posava para fotos com Tillerson no Departamento de Estado.

O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, afirmou hoje que a Rússia espera que a destituição de Comey não afete às relações bilaterais entre os governos em Moscou e Washington.

"Confiamos que isto (a destituição de Comey) não influenciará de maneira alguma as relações bilaterais", disse Peskov à imprensa.

A Casa Branca não deu detalhes sobre os temas que possivelmente Trump e Lavrov debaterão, mas na semana passada o presidente americano e o presidente russo, Vladimir Putin, identificaram a Síria como um assunto prioritário de diálogo durante uma conversa por telefone.

Conforme a Casa Branca anunciou ontem, Trump autorizou o fornecimento de armas pesadas à principal milícia curda, as Unidades de Proteção do Povo Curdo (YPG), para recuperar a cidade síria de Al Raqqa.

Nos últimos meses, o conflito na Síria complicou as relações entre os Estados Unidos e a Rússia, já deterioradas durante o governo de Barack Obama e que se estremeceram ainda mais em abril por causa da decisão de Trump de bombardear uma base aérea do regime sírio.

Lavrov está visitando Washington antes de viajar ao Alasca para participar com Tillerson do 10º encontro ministerial dos países-membros do Conselho do Ártico, que acontece entre hoje e amanhã.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos