Peregrinos rumo à Fátima ganham aplicativo para ajudar na localização

Lisboa, 11 mai (EFE). - Um aplicativo foi lançado nesta quinta-feira para orientar os milhares de peregrinos que chegam ao Santuário de Fátima para participar dos atos pelo centenário das aparições da Virgem, que será comemorado amanhã e sábado pelo papa Francisco.

"Fátima17", como se chama a iniciativa do grupo Projeto Securis, informa em português e inglês como chegar a pé ou de carro ao Santuário e disponibiliza um mapa com marcações das atrações turísticas, pontos com água potável, banheiros, farmácias e postos de atendimento médico na região. O app também fornece dicas de segurança e facilita as chamadas de emergência através de "um botão de pânico", de acordo com a entidade Turismo Centro de Portugal, que apoia a criação.

A entidade lembrou que, por causa do centenário das aparições, espera-se que "1 milhão de pessoas de todo o mundo" se reúnam em Fátima e por isso é "fundamental" que os peregrinos conheçam a infraestrutura disponível e como agir em caso de emergência.

Os principais atos de comemoração serão na noite de amanhã, quando Francisco participará da Bênção das Velas na Capelinha das Aparições e da Recitação do Santo Rosário, e no sábado de manhã, quando ele fará a missa no Santuário e canonizará Francisco e Jacinta Marto, dois dos três Pastorinhos que viram a santa, em 13 de maio de 1917.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos