Centenas de famílias fogem do EI a zonas sob controle curdo no norte da Síria

Cairo, 13 mai (EFE).- Centenas de famílias fugiram neste sábado de seus lares na província síria de Ar-Raqqah, fortificação do grupo terrorista Estado Islâmico (EI), para zonas sob o controle das Forças de Síria Democrática (FSD) no norte da região, informou o Observatório Sírio de Direitos Humanos.

Os deslocamentos ocorrem em meio aos enfrentamentos entre as duas partes em vários pontos de Ar-Raqqah, onde as FSD desenvolvem uma ofensiva para expulsar os jihadistas de toda a província e sua capital homônima.

As FSD, aliança armada liderada por milícias curdas apoiadas pelos Estados Unidos, avançaram hoje até se situar a uma distância de seis quilômetros ao norte da cidade de Ar-Raqqah e 13 quilômetros ao noroeste da cidade.

Este avanço das FSD, que contam com o apoio aéreo da coalizão internacional antijihadista, acontece três dias depois que foi arrebatado do EI o controle da estratégica represa da Al-Tabqa e o povoado homônimo, situado a 55 quilômetros ao oeste da Ar-Raqqah.

As FSD iniciaram em novembro a ofensiva a Ira do Eufrates, para expulsar o EI de toda a região, considerado a principal fortificação sírio do grupo radical.

A aliança é a força que alcançou mais vitórias frente ao EI na zona, onde também operam rebeldes sírios apoiados pela Turquia e pelo exército governamental.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos