Chefe militar dos EUA pede colaboração de setor militar e civil contra o EI

Amã, 13 mai (EFE).- O general Joseph Votel, comandante do Comando Central dos EUA, pediu neste sábado na Jordânia aos líderes militares e políticos de todo o mundo que colaborem para derrotar o terrorismo, em concreto o grupo jihadista Estado Islâmico (EI).

Segundo a agência de notícias oficiais jordaniana "Petra", Votel fez estas declarações em um encontro de comandantes dos Exércitos que participam das manobras militares "Eager Lion", que acontecem atualmente na Jordânia e nas quais participam 17 países.

O general Votel destacou a importância da colaboração de todos os setores, militares e civis, e apontou que a "aliança militar global" está tendo um grande papel na luta contra o terrorismo, em concreto a do EI, com "meios militares e intelectuais".

"A segurança ao longo das fronteiras dos Estados contribuiu muito para prevenir a expansão dos grupos extremistas", disse Votel, em declarações recolhidas pela "Petra".

Durante o encontro, foram abordados os desafios para a segurança fronteiriça, bem como os perigos do retorno de combatentes radicais a seus países de origem, segundo a agência.

Os assistentes também pediram que fossem reabilitadas as sociedades e reconstruídos os países que foram palco de conflito ou que tiveram uma destacada presença de grupos terroristas, como Síria e Iraque.

No encontro participaram representantes da Jordânia, EUA, o Reino Unido, França, Itália, Bélgica, Grécia, Arábia Saudita, Iraque, Paquistão, Kuwait, Degustar, Egito, Emirados Árabes Unidos, Líbano, Austrália e Japão.

Nas manobras participam outros países, além dos acima mencionados, bem como forças da OTAN, com um total de 7,2 mil soldados, de 7 a 18 de maio.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos