Francisco se despede de Fátima com um último percurso no papamóvel

Fátima (Portugal), 13 mai (EFE).- O papa se despediu neste sábado de Fátima, após almoçar com os bispos de Portugal, recorrendo um trajeto de 1,5 quilômetros no papamóvel pela avenida principal desta localidade portuguesa, em seu terceiro encontro com a multidão durante sua visita ao santuário português.

Os aplausos e as ovações foram a tônica geral entre os numerosos peregrinos que, apesar da chuva, se posicionaram ao longo do percurso para dar seu último adeus ao pontífice que, após uma breve cerimônia de despedida na base aérea de Monte Real, retorna a Roma.

O ato de maior destaque da segunda e última jornada de sua visita a Portugal foi a missa que Francisco celebrou na esplanada do santuário, onde, uma vez concluída, às 13h15 locais (9h15 de Brasília) realizou outro percurso pela esplanada.

No total, dentro do recinto e nas ruas limítrofes, compareceram cerca de 500 mil pessoas de 55 nacionalidades.

Os lenços brancos, as bandeiras hasteadas e as ovações marcaram o momento em que o pontífice deixava o santuário, após a homilia na qual canonizou duas das três crianças pastorinhas que há 100 anos foram testemunhas das aparições da Virgem.

Após o almoço na Casa de Nossa Senhora do Carmo - onde Francisco também passou a noite - e seu último percurso no papamóvel, Francisco mudou de veículo na chamada "rotunda dos peregrinos" de Fátima.

De lá, o papa deixou a localidade portuguesa pouco depois das 14h30 locais (10h30 de Brasília) em direção a Monte Real, a base aérea à qual chegou há apenas 24 horas.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos