Papa diz a doentes em Fátima que eles são um tesouro valioso para a Igreja

Fátima (Portugal) 13 mai (EFE).- O papa Francisco se dirigiu neste sábado aos doentes ao garantir que eles são "um tesouro valioso para a Igreja" no término da missa no santuário de Fátima, em Portugal, por ocasião do centenário da aparição da Virgem Maria aos três meninos pastorinhos.

Ao concluir a cerimônia, na qual também foram declarados santos dois dos pastorinhos, os irmãos Francisco e Jacinta, que morreram com 9 e 10 anos, o pontífice abençoou os doentes e lhes dedicou uma mensagem.

"Não tenhais vergonha de ser um tesouro precioso da Igreja", exclamou o papa.

Francisco explicou aos muitos doentes, situados em um espaço ao lado do altar, que "Jesus sabe o que significa o sofrimento, compreende-nos, consola-nos e dá-nos força, como fez a São Francisco Marto e a Santa Jacinta, aos Santos de todos os tempos e lugares".

"A Igreja pede ao Senhor para consolar os atribulados como vós e Ele consola-vos, mesmo às escondidas; consola-vos na intimidade do coração e consola com a fortaleza", disse o pontífice.

Diante de milhares de fiéis reunidos na esplanada do santuário de Fátima, o papa argentino disse aos doentes: "vivei a vossa vida como um dom e dizei a Nossa Senhora, como os Pastorinhos, que vos quereis oferecer a Deus de todo o coração".

"Não vos considereis apenas receptores de solidariedade caritativa, mas senti-vos inseridos a pleno título na vida e missão da Igreja", acrescentou o pontífice.

Para Francisco, a presença silenciosa dos doentes, "é mais eloquente do que muitas palavras".

"A vossa oração, a oferta diária dos vossos sofrimentos em união com os de Jesus crucificado pela salvação do mundo, a aceitação paciente e até feliz da vossa condição são um recurso espiritual, um patrimônio para cada comunidade cristã", afirmou Francisco.

Com esta mensagem, o papa concluiu os atos em Fátima, aonde chegou ontem para participar do centenário das aparições marianas. EFE

ccg/rpr

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos