Pelo menos 12 civis morrem em ataque na República Centro-Africana

Bangui, 13 mai (EFE).- Pelo menos 12 civis e um soldado das forças de paz das Nações Unidas na República Centro-Africana (Minusca) morreram neste sábado em um ataque da milícia Anti-Balaka a uma sede da ONU na cidade de Bangassou, no sudeste do país, informou a Cruz Vermelha.

Vários civis, que ficaram feridos no ataque ocorrido durante a madrugada, se refugiaram em igrejas e mesquitas, onde receberam tratamento médico, enquanto as forças de paz tentaram controlar a situação nas ruas.

Segundo a Minusca, "durante a troca de tiros, um soldado das forças de paz, de origem marroquina, morreu".

"Apesar de um intenso fogo contra o escritório da Minusca, as forças de paz trataram de responder ao ataque para proteger a população civil", indicou a ONU, que desdobrou reforços na cidade.

O chefe da Minusca, Parfait Onanga-Anyanga, assegurou que essa missão fará tudo o que for possível, junto às autoridades do país, para deter os autores destes fatos.

Outros cinco "cascos azuis" morreram nesta semana na mesma localidade em um ataque da milícia Anti-Balaka a um comboio da ONU, além de oito membros da milícia que perderam a vida na troca de tiros com os soldados das Nações Unidas.

O país vive um complicado processo de transição desde que em 2013 os ex-rebeldes Séléka derrubaram o presidente François Bozizé, criando uma onda de violência sectária entre muçulmanos e cristãos que causou milhares de mortes e obrigou cerca de um milhão de pessoas a abandonar seus lares.

A eleição de Faustin Archange Touadéra como novo presidente em fevereiro de 2016 deveria abrir um novo período para a República Centro-Africana, que, no entanto, ainda tem muitos problemas para controlar os grupos rebeldes em zonas afastadas da capital.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos