Presidente da China apresenta a Nova Rota da Seda

Pequim, 14 mai (EFE).- O presidente da China, Xi Jinping, abriu neste domingo (data local) o fórum internacional sobre a Nova Rota da Seda, insistindo nos fatores positivos de sua iniciativa, que trarão "benefícios que todos compartilharão".

Xi inaugurou a reunião de dois dias com um discurso de quase 45 minutos, no qual repassou o significado histórico das antigas rotas comerciais que uniam leste e oeste, e as relacionou com o plano que Pequim promove desde 2013.

Assim, Xi lembrou que os comerciantes chineses, europeus e asiáticos que ligavam oriente e ocidente desde a Idade Média através de caravanas de camelos e rotas por mar não eram "conquistadores", mas encarnavam "o espírito da Humanidade", através de uma rota que "trouxe prosperidade a estas regiões".

Com o argumento de que "a História é a melhor mestre", o presidente chinês planejou uma nova iniciativa com esses mesmos ideais, nos quais a construção de novas infraestruturas que favoreçam a conectividade e o comércio promova um crescimento global.

Contra as críticas de que a China pode buscar criar uma esfera de influência geopolítica em Ásia e África com esta iniciativa, Xi assegurou que seu país não tem intenção de interferir nos assuntos de outros, de exportar seu sistema social ou de impor sua vontade.

O presidente chinês afirmou que o projeto é "complementar" com iniciativas na região euroasiática a fim de melhorar as conexões e promover o comércio e o desenvolvimento.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos