Rajoy desembarca em Pequim para fórum sobre Novas Rotas da Seda

Pequim, 13 mai (EFE).- O presidente do Governo da Espanha, Mariano Rajoy, chegou neste sábado a Pequim, onde participará, a partir de amanhã, do fórum econômico e comercial sobre as Novas Rotas da Seda organizado pelo presidente da China, Xi Jinping.

Está é a terceira viagem oficial de Rajoy à China, e sua agenda começará hoje mesmo com encontros individuais com o presidente chinês e o primeiro-ministro, Li Keqiang.

Em algumas reuniões, Rajoy vai discutir com seus parceiros chineses todas as relações existentes entre os dois países e o potencial que ele acredita que ainda ter nos setores econômico e comercial.

Esse seria o objetivo principal de sua passagem na China, já que aceitou o convite do presidente Xi Jinping com o fim de facilitar a participação de empresas espanholas nos projetos de infraestruturas previstas pela China para as Novas Rotas da Seda.

Rajoy acredita que há possibilidades de presença de empresas espanholas em projetos que serão desenvolvidos especialmente em países da Ásia Central e Sul e até mesmo a Europa oriental.

As Novas Rotas da Seda se tratam de um projeto proposto por Xi para conectar a China com seus principais parceiros, através de desenvolvimento de infraestruturas.

Serão quase uma 30 chefes de Estado e de Governo que participarão do fórum, entre eles os presidentes da Rússia (Vladimir Putin), Turquia (Recep Tayyip Erdogan), Argentina (Mauricio Macri), Chile (Michelle Bachelet), Filipinas (Rodrigo Duterte) e Bielorrússia (Alexander Lukashenko).

Entre os primeiros-ministros que estarão presentes, além de Rajoy, são Paolo Gentiloni (Itália), Alexis Tsipras (Grécia), Viktor Orban (Hungria), Beata Szydlo (Polônia), Nawaz Sharif (Paquistão) e Najib Razak (Malásia).

No total, mais de 100 países estarão representados no fórum, além das Nações Unidas, o Fundo Monetário Internacional e o Banco Mundial.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos