Xi encoraja Tsipras em aumentar presença grega nas Novas Rotas da Seda

Pequim, 13 mai (EFE).- O presidente da China, Xi Jinping, se reuniu neste sábado, em Pequim, com o primeiro-ministro da Grécia, Alexis Tsipras, a quem encorajou em expandir a cooperação bilateral em infraestruturas, energia, telecomunicações e no setor marítimo, dentro do projeto de integração econômica das Novas Rotas da Seda.

Xi recebeu Tsipras no Grande Palácio do Povo, como uma preliminar do fórum em que além do premier grego, participarão outros líderes de quase 30 países, como os representantes da Espanha (Mariano Rajoy), Rússia (Vladimir Putin), Argentina (Mauricio Macri) e Chile (Michelle Bachelet).

O mandatário chinês espera realizar breves encontros bilaterais com todos os chefes de Estado e Governo presentes à reunião internacional com o objetivo de promover o plano de desenvolvimento mundial, lançado por Xi Jinping, em 2013, para melhorar a conexão entre Europa, Ásia, África e outras regiões do mundo.

A Grécia é considerada pela China um país importante nesta iniciativa, especialmente pelo tráfego marítimo, já que desde agosto do ano passado, o gigante do transporte marítimo Cosco controla o principal porto grego, no Pireu, através de um contrato de 36 anos.

Em 2009, o grupo chinês Cosco adquiriu um dos dois terminais de carga no Pireu, construindo em seguida um terceiro, para finalmente ficar com 67% do conjunto de acionistas da instalação, o maior centro logístico para a distribuição de mercadorias no Mediterrâneo Oriental.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos