China quer aumentar cooperação com Cazaquistão visando Novas Rotas da Seda

Pequim, 14 mai (EFE).- O presidente chinês, Xi Jinping, manifestou neste domingo seu objetivo de aumentar a cooperação com o Cazaquistão, o maior país da Ásia Central e um parceiro fundamental para o desenvolvimento das Novas Rotas da Seda promovidas por Pequim.

Xi anunciou este objetivo em uma reunião com o presidente cazaque, Nursultan Nazarbayev, que está em Pequim para participar do fórum internacional organizado pelo Governo chinês para promover esta iniciativa e ao qual estão presentes representantes de cem países, entre eles 29 chefes de Estado e de Governo.

China e Cazaquistão já mantêm desde há anos um importante programa de acordos de cooperação econômica e comercial, e Xi manifestou seu desejo de aprofundar a associação estratégica atual a um nível ainda maior, informou a agência oficial "Xinhua".

O Cazaquistão é um importante país para a iniciativa de Pequim, já que várias rotas comerciais e vários projetos de infraestruturas já passam ou passarão no futuro por seu território desde solo chinês até outros países da Ásia Central, Oriente Médio e inclusive Europa.

De fato, Xi lançou a ideia inicial de uma Faixa Econômica da Rota da Seda, que depois mudou para as Novas Rotas da Seda durante uma visita oficial ao vizinho país em 2013.

O presidente chinês pediu hoje a Nazarbayev um aumento da cooperação em assuntos como segurança e luta contra o terrorismo e o extremismo.

Nazarbayev expressou seu objetivo de aprofundar a relação bilateral, especialmente em setores como comércio, agricultura, mineração e transporte ferroviário.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos