Conselho de Segurança da ONU discutirá novo teste de míssil norte-coreano

  • Wong Maye-E/ AP

O Conselho de Segurança da ONU convocou neste domingo (14) uma reunião de urgência que, a princípio, será realizada na terça-feira (16) para abordar o novo teste balístico da Coreia do Norte, informaram fontes diplomáticas.

O regime norte-coreano realizou o teste às 5h27 local (17h27, em Brasília) em Kusong, ao norte de Pyongyang, desde onde um míssil percorreu mais de 700 km antes de cair em águas do Mar de Japão.

Trata-se do primeiro teste deste tipo em duas semanas e acontece depois que, na quarta-feira (10), o novo presidente sul-coreano, Moon Jae-in Moon, assumiu o cargo.

O Conselho de Segurança tem em vigor há anos sanções diplomáticas e econômicas ao país asiático por seu programa nuclear, que foi endurecendo progressivamente em resposta aos testes atômicos e de mísseis de Pyongyang.

Novo modelo de foguete

 
Segundo agências internacionais, o míssil lançado no último sábado (13) pela Coreia do Norte foi o teste exitoso de um novo modelo de foguete, segundo a imprensa estatal em Pyongyang.
 
Tratou-se de "um míssil estratégico de médio a longo alcance recém desenvolvido, Hwasong-12", informou a agência oficial KCNA. O líder norte-coreano Kim Jong-Un "supervisionou pessoalmente o lançamento deste novo modelo de foguete".
 
Os Estados Unidos pediram sanções mais fortes contra a Coreia do Norte após o lançamento. "Que esta última provocação sirva de chamado a todas as nações para implementar sanções muito mais fortes contra a Coreia do Norte", disse a Casa Branca em um comunicado.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos