Delegações das duas Coreias se reúnem em Pequim

Seul, 14 mai (EFE).- As delegações das Coreias do Norte e do Sul se reuniram neste domingo em Pequim, na China, em paralelo à realização do Fórum de Cooperação das Novas Rotas da Seda, depois que Pyongyang realizou na manhã de hoje um novo lançamento de míssil balístico.

Durante um breve encontro, o líder da delegação do Sul, Park Byeong-seug, transmitiu ao ministro de Relações Econômicas Exteriores do Norte, Kim Yong-jae, sua preocupação pelo novo teste armamentista de Pyongyang, segundo a agência sul-coreana "Yonhap".

O político do novo partido governante sul-coreano manifestou sua "firme condenação" pelo lançamento e acrescentou que, a seu julgamento, Pyongyang estaria aberta a realizar uma reunião de cúpula com o Sul, em declarações à agência citada.

O lançamento do míssil balístico aconteceu em meio à crescente pressão da comunidade internacional sobre a Coreia do Norte para que o regime interrompa seus programas nucleares e de mísseis, cinco dias depois que ao novo presidente sul-coreano, Moon Jae-in, tomou posse.

O político liberal tachou o teste de "grave desafio" e indicou que um eventual diálogo com Pyongyang "somente seria possível se a Coreia do Norte mudar de atitude".

Moon chegou ao poder após comprometer-se a buscar uma maior aproximação com Pyongyang, ao mesmo tempo em que manteria as sanções sobre o país por seus programas de desenvolvimento armamentista, o que supõe uma mudança de rumo após o esfriamento promovido pelas administrações conservadoras anteriores.

A reunião entre as delegações dos dois países, que permanecem tecnicamente em guerra, aconteceu durante a primeira jornada do fórum econômico e social das Novas Rotas da Seda, promovido pelo presidente chinês Xi Jinping e que conta com a participação de 29 líderes de todo o mundo.

Xi e o presidente russo Vladimir Putin também manifestaram hoje sua preocupação pela escalada de tensão na península coreana, pouco depois do último lançamento de Pyongyang, após uma reunião entre os dois, paralela ao evento que acontece na capital chinesa.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos