Erdogan destaca lugar especial da Turquia como ponte entre Europa e Ásia

Pequim, 14 mai (EFE).- O presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, destacou neste domingo a posição geográfica de seu país como ponte entre Europa e Ásia para a implementação da iniciativa da Nova Rota da Seda.

"A Turquia fica na encruzilhada de Ásia e Europa, e é um dos países líderes da Rota da Seda com sua situação geográfica única", afirmou Erdogan em seu discurso na abertura do fórum internacional sobre este projeto da China.

Neste sentido, destacou que um dos seis principais corredores projetados pela China, o "corredor médio", termina na Turquia após passar por vários países de Cáucaso e Ásia Central desde seu início em território chinês.

"Esse corredor é um dos principais para a Nova Rota da Seda", destacou.

"Vivemos uma era em que as relações econômicas e comerciais entre Ásia e Europa se desenvolvem rápido", insistiu, embora tenha constatado que "o centro de gravidade da economia mundial esteja se deslocando para o leste".

Erdogan disse que seu país está embarcado na construção de novas infraestruturas, como o túnel Europa-Ásia recentemente inaugurado, a nova ponte sobre os Dardanelos em construção e as obras em novos aeroportos.

Por isso, disse que a iniciativa chinesa "requer cooperação antes que competição" entre os países, e ofereceu "todo tipo de apoio" de sau parte.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos