Espanha abre caminho para suas empresas diante de projetos chineses

Pequim, 14 mai (EFE).- O Governo da Espanha pretende situar as empresas do país em uma posição privilegiada para conseguir projetos que a China vai apresentar para o desenvolvimento da Nova Rota da Seda e que poderiam chegar a representar US$ 500 bilhões em cinco anos.

Com esse objetivo participam no fórum econômico e comercial inaugurado hoje em Pequim sobre a Nova Rota da Seda tanto o presidente do Governo espanhol, Mariano Rajoy, como seu ministro de Fomento, Íñigo de la Serna.

De la Serna destacou a transcendência que a Espanha dá aos planos da China para a iniciativa que pretende melhorar sua conexão e seu comércio com o resto da Ásia, com a Europa e a África.

Uma Nova Rota da Seda que o ministro disse que Rajoy considera como "o projeto do século".

"A Espanha necessariamente tem que estar lá", ressaltou o ministro, dizendo que deve fazê-lo devido aos estreitos laços comerciais de séculos com a China.

Para o ministro, as empresas espanholas têm muitas oportunidades de negócios em matéria de infraestruturas, após ter demonstrado sua qualidade e experiência em projetos espalhados por todo o mundo.

A respeito do âmbito comercial, De la Serna disse que a Espanha deseja reduzir o déficit que tem em suas relações com a China, e para isso defendeu a eliminação de travas protecionistas em setores como o agroalimentar.

Para favorecer o intercâmbio comercial destacou a importância da ferrovia já existente entre a cidade chinesa de Yiwu e Madri (a linha de trem mais longa do mundo, com 13 mil quilômetros).

O ministro se referiu igualmente ao interesse de Espanha por receber mais turistas chineses e à importância que para isso tem o aumento das linhas de conexão aérea.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos