Forças iraquianas entram em 4 bairros do noroeste de Mossul

Mossul (Iraque), 14 mai (EFE).- As forças do Iraque entraram neste domingo em quatro bairros do noroeste de Mossul, no norte do país, onde os jihadistas do grupo Estado Islâmico (EI) ainda resistem após sofrerem 30 baixas, segundo o comandante das operações conjuntas da província de Ninawa, Abdelamir Rashid Jarallah.

Em um comunicado, Jarallah explicou que as tropas antiterroristas entraram nos bairros Al Oraibi e Al Rifai, enquanto as Forças de Resposta Rápida acessaram os distritos de Al Iqtisadiyin e 17 Taimuz, todos eles conectados entre si.

O comandante da Polícia Federal iraquiana, o general Raid Shaker Jaudat, detalhou que suas unidades obtiveram "grande avanço" em Al Iqtasidiyin e mataram 11 combatentes, entre eles três suicidas.

Na ofensiva, a polícia destruiu seis carros-bomba, com os quais os jihadistas pretendiam atacar as forças de segurança.

Em um comunicado, Jaudat denunciou que o EI continua usando civis como escudos humanos e que utilizam veículos particulares nos combates para fazer barricadas, além de se deslocarem e esconderem por edifícios residenciais, fazendo buracos nas paredes interiores.

O comandante das Forças Antiterroristas, o general Maan al Saadi, disse à Agência Efe que as unidades especiais destruíram uma sede do Estado Islâmico no bairro de Al Rifai.

Saadi acrescentou que seus homens mataram mais de 14 combatentes do EI, que estavam preparando um ataque.

Além disso, detonaram sete carros-bomba e armamento que os jihadistas armazenavam na sede destruída.

Por outro lado, as milícias pró-governamentais Multidão Popular anunciaram a morte de outros cinco combatentes do EI no leste da comarca da Al Qairuan, situada no lado oeste de Mossul.

As forças iraquianas lutam desde fevereiro deste ano para expulsar o EI da parte oeste de Mossul, onde os extremistas ainda mantêm o controle de alguns bairros, entre eles o histórico centro antigo da cidade.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos