Macron chega ao Eliseu para transferência de poderes com Hollande

Paris, 14 mai (EFE).- O presidente eleito da França, Emmanuel Macron, chegou ao Palácio do Eliseu pouco depois das 10h (horário local, 5h em Brasília) para a cerimônia da transferência de poderes com o chefe do Estado em fim de mandato, François Hollande.

Macron, que foi levado em um Renault Espace blindado até o Eliseu sob uma leve chuva, foi recebido por Hollande no pátio, no qual sido colocado um longo tapete vermelho.

Macron percorreu com parcimônia as dezenas de metros que há entre a porta do pátio e as escadas de acesso ao prédio, enquanto a Guarda Republicana lhe rendia honras.

Os dois apertaram as mãos e, de acordo com o programa, subiram para um escritório para uma reunião durante a qual o presidente que está saindo comunica ao novo os códigos das armas nucleares francesas e outras informações confidenciais.

Hollande em seguida deve deixar o Eliseu e está previsto que se dirija para a sede do Partido Socialista.

Na rua de acesso à sede do Governo tinha sido colocado um cartaz com uma imagem de Hollande e a mensagem: "Obrigado".

No interior do palácio dezenas de personalidades das principais instituições políticas, judiciais ou econômicas estavam esperando, mas também representantes da cultura e do mundo do espetáculo. Minutos antes tinha entrado no Eliseu a esposa de Macron, Brigitte.

Continuando o protocolo, o presidente do Conselho Constitucional, Laurent Fabius, é o encarregado de proclamar os resultados oficiais das eleições que deram a vitória a Macron, antes que o general Benoît Puga lhe imponha o colar de Grande Mestre da Ordem Nacional da Legião de Honra.

O novo chefe de Estado pronunciará então seu primeiro discurso no cargo antes que as cerimônias continuem no jardim.

Uma vez finalizados os atos no Eliseu, Macron irá até o Arco do Triunfo para uma homenagem no monumento ao soldado desconhecido.

Esta tarde também está previsto outro deslocamento à Câmara municipal de Paris, onde a prefeita, Anne Hidalgo, lhe oferecerá uma recepção.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos