Macron nomeia seu ex-chefe de gabinete como secretário geral da Presidência

  • Francois Lenoir/Reuters

    14.mai.2017 - Presidente Emmanuel Macron desfila na Champs Elysees durante cerimônia de posse

    14.mai.2017 - Presidente Emmanuel Macron desfila na Champs Elysees durante cerimônia de posse

Paris, 14 mai (EFE).- O novo presidente da França, Emmanuel Macron, nomeou neste domingo Alexis Kohler, seu ex-chefe de gabinete em seu período de ministro de Economia (2014-2016) como secretário geral do governo, uma figura-chave como responsável da administração da presidência.

Kohler, de 44 anos, substitui no posto a Jean-Pierre Jouyet, amigo pessoal do agora ex-presidente, François Hollande, que no passado tinha feito parte do Governo do conservador Nicolas Sarkozy.

O novo secretário geral do Eliseu, que estudou como Macron na elitista Escola Nacional da Administração (ENA), tem uma sólida formação econômica: trabalhou na direção geral do Tesouro, no Fundo Monetário Internacional e na Agência de Participações do Estado, a entidade que gerencia as empresas com capital pública.

Macron lhe nomeou chefe de gabinete quando chegou ao Ministério de Economia, no que Kohler já tinha trabalhado previamente como diretor adjunto de gabinete de Pierre Moscovici, atual comissário europeu de Assuntos Econômicos.

Stephane de Sakutin/AFP
14.mai.2017 - Macron, novo presidente da França, durante cerimônia de posse com sua esposa Brigitte Trogneux


O novo presidente nomeou como diretor de gabinete no Eliseu Patrice Strzoda, de 64 anos, também diplomado pelo ENA, e que foi prefeito (delegado de Governo) além de diretor de gabinete do atual premier, Bernard Cazeneuve.

Philippe Etienne, de 61 anos, até agora embaixador em Berlim, será o novo assessor diplomático de Macron, após ter servido nas delegações de Belgrado, Moscou, Bucareste e na União Europeia, e de ter feito parte de várias equipes ministeriais.

O jovem Ismaël Emelien, de 30 anos, o homem encarregado de planejar a estratégia da campanha eleitoral de Macron, foi nomeado conselheiro especial do presidente.

Estas são as primeiras nomeações de Macron como chefe de Estado, antes que nas próximas horas ou amanhã indique um novo premiê e a na próxima terça-feira o gabinete de ministros.
 

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos