Milícias iraquianas avançam e arrebatam dois povoados do EI no Iraque

Mosul (Iraque), 14 mai (EFE).- As milícias pró-governamentais Multidão Popular anunciaram neste domingo que tomaram o controle de dois povoados iraquianos situados na fronteira com a Síria e ocupados pelo grupo jihadista Estado Islâmico (EI), após lançar nesta semana a segunda fase de sua ofensiva no noroeste do país.

Em um comunicado, as milícias explicaram que suas unidades liberaram o povoado de Tal Qasab, ao oeste de Al Qayrawan, e o de Jilo, ao norte, no marco dos avanços para penetrar neste município.

Al Qayrawan pertence à comarca de Sinjar e é considerado um dos mais importantes centros de comando do EI, além de ser um destacado elo de comunicação entre as comarcas de Tal Afar e Al Beach, ao oeste da cidade setentrional de Mosul, na fronteira do Iraque com a Síria.

Durante os combates, as milícias mataram 23 combatentes do EI, entre eles dois franco-atiradores e cinco suicidas, e destruíram cinco carros-bomba e dois postos de segurança dos jihadistas, graças ao apoio da aviação do Exército iraquiano, segundo a nota.

Além disso, precisaram que rodearam o povoado de Tal Bashuk (norte) e o de Tal al Banat, ao sudeste de Sinjar.

De acordo com as milícias, vários líderes do grupo terrorista se encontram entrincheirados em Tal al Banat, onde os civis são utilizados como "escudos humanos".

O objetivo da ofensiva da Multidão Popular é expulsar os extremistas da área ao oeste de Mosul, enquanto as forças iraquianas lutam no interior da cidade para recuperar seu controle.

O EI conquistou amplos territórios do norte de Iraque em 2014 e estabeleceu sua "capital" em Mosul, mas a maioria de seus domínios lhe foram arrebatados nos passados meses.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos