Macron pede revitalização do eixo franco-alemão para refundar UE

Berlim, 15 mai (EFE).- O presidente da França, Emmanuel Macron, declarou nesta segunda-feira após reunir-se com a chanceler da Alemanha, Angela Merkel, que a revitalização do eixo franco-alemão é fundamental para uma "histórica nova fundação" da União Europa (UE).

Macron fez estas declarações na coletiva de imprensa que deu ao lado da chanceler em sua primeira visita oficial a Berlim, um dia depois de assumir seu cargo e apenas algumas horas depois de nomear seu primeiro-ministro.

"Precisamos de uma refundação (do projeto europeu)", assegurou Macron, que ressaltou que para isso é necessário "recompor a confiança" da relação "histórica" entre Paris e Berlim, estreitar a cooperação à frente da União Europeia e buscar "mais resultados" com "mais pragmatismo".

"Eu serei um sócio aberto, direto e construtivo para a Alemanha, porque disso depende o sucesso de Europa", afirmou o presidente francês.

Para que aconteça a necessária "mudança fundamental" na UE é preciso que as relações entre Alemanha e França sejam estreitas, acrescentou Macron, que considerou que uma boa sintonia é o "requisito prévio" para o avanço de ambos países e do conjunto do bloco comunitário.

"Nossa relação precisa de mais confiança e mais resultados", opinou o chefe de Estado francês.

Merkel, por sua parte, disse apostar em uma relação "de plena confiança" que gere "uma estreita cooperação" para o conforto dos dois países e salientou que "os interesses da Alemanha estão estreitamente ligados com os interesses da França".

Os dois líderes se comprometeram, além disso, a começar a apresentar resultados em poucos meses e anunciaram que esperam elaborar, após as eleições parlamentares de junho, um roteiro para o futuro da UE e da zona do euro.

A chanceler explicou que entre os principais temas que começaram a tratar está o estabelecimento de um sistema de asilo comum para a UE e a inclusão nas relações comerciais de uma cláusula de reciprocidade para pôr freio em importações que não cumpram certos padrões.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos