Primeiro-ministro de Macron será anunciado às 9h30

Paris, 15 mai (EFE). - A nomeação do primeiro-ministro do novo presidente da França, Emmanuel Macron, será anunciada nesta segunda-feira às 14h30 (horário local, 9h30 em Brasília) depois de um atraso de várias horas que alimentou todo tipo de especulação.

O secretário-geral do Palácio do Eliseu (sede da presidência), Alexis Kohler, será quem vai revelar o nome do primeiro chefe de governo de Macron, posto que tem como favorito o deputado conservador e prefeito de Le Havre, Edouard Philippe.

Macron tem hoje uma reunião em Berlim com a chanceler alemã, Angela Merkel, às 17h30 (horário local, 12h30 em Brasília), o que lhe obriga a sair do Eliseu - onde está desde o começo do dia - pelo menos duas horas antes. No palácio de Matignon, sede oficial do premiê, está instalado um palanque desde às 8h30 (horário local, 3h30 em Brasília) para a transferência de poderes.

Philippe foi acompanhado por redes de TV no percurso que fez de táxi entre sua casa em Paris e a Assembleia Nacional, onde tem seu escritório de deputado, mas não deu declarações.

O político, de 46 anos e membro do partido Os Republicanos, é prefeito da cidade de Le Havre e conhecido por ter sido durante anos um dos mais próximos colaboradores do ex-primeiro-ministro Alain Juppé.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos