Conselho de Segurança da ONU analisará amanhã situação na Venezuela

Nações Unidas, 16 mai (EFE).- O Conselho de Segurança da ONU analisará nesta quarta-feira a situação na Venezuela durante uma reunião informal a portas fechadas, informaram nesta terça-feira fontes diplomáticas.

Os Estados Unidos, um dos cinco membros permanentes do conselho, pediram que o tema da Venezuela fosse incluído em uma reunião que já estava programada para analisar outros assuntos.

A convocação da reunião foi divulgada horas depois de o presidente venezuelano, Nicolás Maduro, ter anunciado um novo decreto de "estado de exceção e emergência econômica".

As fontes disseram que a crise da Venezuela estará incluída entre "outros temas" que serão analisados durante uma reunião convocada a princípio para abordar a situação na Somália.

O Conselho se reunirá a partir das 10h (horário local, 11h de Brasília) para analisar o caso da Somália, em uma sessão pública, e posteriormente abordará a crise da Venezuela, já a portas fechadas e em conversas qualificadas como "informais".

A reunião será realizada sob a presidência mensal do Uruguai, que junto com a Bolívia representa a América Latina no Conselho de Segurança.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos