Papa pede que jogadores de futebol sejam exemplo para torcedores

Cidade do Vaticano, 16 mai (EFE).- Ao receber nesta terça-feira os jogadores de Juventus e Lazio, que disputarão a final da Copa da Itália no dia seguinte, o papa Francisco pediu que os jogadores sejam exemplo para os torcedores.

"Considerando a fascinação e o reflexo que o futebol profissional tem sobre as pessoas, especialmente entre os jovens, vocês têm uma notável responsabilidade", disse o pontífice, que se reuniu com os jogadores na Sala Clementina do Palácio Apostólico.

O papa disse aos jogadores que "aqueles que são considerados campeões se tornam facilmente figuras de referência, por isso cada competição é uma prova de equilíbrio, de domínio de si mesmo e de respeito às regras".

"Quem, com seu próprio comportamento, sabe dar conta disso, se transforma em um exemplo para seus admiradores", acrescentou o pontífice.

Grande fã de futebol e torcedor do San Lorenzo, papa Francisco lembrou os episódios de violência que às vezes ocorrem nos estádios e que "perturbam o tranquilo desenvolvimento das partidas e a diversão das pessoas".

"Espero que possam, no que estiver ao alcance de vocês, ajudar a atividade esportiva a focar nisso, graças ao compromisso pessoal de todos, ao ser motivo de coesão entre os atletas e a sociedade", recomendou o papa, ao desejar um "bom jogo" para os elencos.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos