Delegação do governo sírio comparece a nova reunião com mediador da ONU

Genebra, 17 mai (EFE).- Uma delegação do governo da Síria liderada pelo embaixador perante a ONU, Bashar Jaafari, compareceu nesta quarta-feira a uma nova reunião com o mediador do organismo multilateral, Staffan de Mistura, no segundo dia da sexta rodada de negociações de paz realizada nesta semana em Genebra.

Jaafari não fez declarações ao chegar à sede europeia da ONU. De Mistura pediu às partes que evitem fazer declarações cruzadas e acusações mútuas que prejudiquem o diálogo político.

Nada das negociações de paz foi vazado, e a expectativa é que De Mistura anuncie os eventuais progressos ao término desta rodada, na sexta-feira ou no sábado.

O que se soube nesta quarta-feira é que Staffan de Mistura se reuniu com o vice-ministro de Relações Exteriores da Rússia, Guennadi Gatilov, com quem já havia se encontrado no dia 20 de abril.

A Rússia, aliada do governo de Damasco, é um dos países fiadores do cessar-fogo em Síria e signatário junto com Turquia e Irã do acordo de Astana, que estabelece a criação de quatro zonas de distensão para reduzir a violência.

Gatilov também se reunirá com a oposição síria, como vem fazendo há algumas rodadas, segundo confirmaram à Agência Efe fontes das negociações.

A Comissão Suprema para as Negociações (CSN), integrada por opositores políticos e militares, manteve silêncio por enquanto, e hoje deixou claro que não comentará em público aspectos específicos das negociações.

A oposição e o governo sírio negociam uma agenda que consiste em quatro pontos, que são abordados de maneira paralela. Esses quatro elementos são a criação de um governo inclusivo e não sectário; um calendário e processo para a elaboração de uma nova Constituição; eleições livres e justas supervisionadas pela ONU; e a luta antiterrorista.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos