Ataque do EI contra posições do Exército na Síria mata 46 pessoas

Cairo, 18 mai (EFE).- Pelo menos 46 pessoas morreram nesta quinta-feira, entre elas 12 civis, em um ataque do grupo terrorista Estado Islâmico (EI) contra posições das forças governamentais sírias no nordeste da província central de Hama, segundo o Observatório Sírio de Direitos Humanos.

A ONG destacou que três dos civis foram mortos pelos extremistas, enquanto que se desconhece a forma pela qual os demais morreram.

Além disso, houve 19 baixas nas filas do governo, enquanto que 15 jihadistas perderam a vida neste ataque, no qual o EI conquistou posições de seus oponentes nas regiões de Al Mabuya e Aqareb al Safia, no nordeste de Hama.

A ofensiva dos radicais começou ao amanhecer contra essas duas cidades, situadas a 15 quilômetros da cidade de Al Salamiya.

A agência de notícias "Amaq", vinculada ao EI, anunciou pelo aplicativo Telegram que os extremistas tomaram o controle de Al Mabuya e Aqareb al Safia, ambas da maioria alauíta, seita do presidente sírio, Bashar al Assad.

No entanto, esta informação não foi confirmada por nenhuma outra fonte.

Anteriormente, a agência de notícias oficial síria "Sana" tinha assegurado que unidades do Exército, apoiadas pelas Forças de Defesa Nacional (milícias pró-governo), repeliram um ataque do EI contra Aqareb al Safia.

A fonte destacou que os extremistas tentaram se infiltrar na localidade pelo sul, mas foram rechaçados por seus adversários.

Esta ofensiva do EI coincide com um ataque das forças governamentais sírias contra os radicais na província vizinha de Alepo.

Entre ontem e hoje, pelo menos 49 pessoas morreram nesses combates, nos quais os leais ao Governo de Damasco progrediram em direção à localidade de Maskane, no extremo oriental da província. EFE

ssa/ma

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos