Canadá afirma compromisso de manter o livre comércio na América do Norte

(Corrige data).

Toronto (Canadá), 18 mai (EFE).- O Canadá afirmou nesta quinta-feira que está comprometido em manter o livre comércio com os Estados Unidos e o México, avaliando que a possível renegociação do Tratado de Livre Comércio da América do Norte (Nafta) abre a oportunidade de melhorar o acordo entre os três países.

Em comunicado, a ministra de Assuntos Internacionais do Canadá, Chrystia Freeland, reagiu dessa forma ao anúncio de que o governo dos EUA enviou ao Congresso uma notificação sobre a intenção do governo do presidente dos EUA, Donald Trump, de renegociar o Nafta.

"O anúncio formal hoje do governo dos EUA é uma exigência do Congresso dos EUA. Esse período de notificação de três meses foi antecipado há tempos e é especificamente parte do processo doméstico dos EUA", explicou Freeland.

"Estamos em uma importante encruzilhada que nos oferece a oportunidade de determinar a melhor forma de alinhar o Nafta às novas realidades e integrar enfoques progressivos, livres e justos ao comércio e aos investimentos", completou a ministra.

"Estamos firmemente comprometidos ao livre comércio na região norte-americana e garantir que os benefícios do comércio sejam aproveitados por todos os canadenses", explicou.

A ministra tem agendada uma viagem ao México na próxima semana para tratar com as autoridades do país sobre a renegociação do Nafta, em particular com os secretários de Economia, Ildefonso Guajardo, e de Relações Exteriores, Luis Videgaray.

Freeland defendeu os três países estejam na mesa de renegociação do Nafta.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos