Milícias pró-governo iraquiano matam 54 terroristas do EI no oeste de Mossul

Cairo, 18 mai (EFE).- As milícias pró-governo do Iraque, Multidão Popular, abateram nesta quinta-feira 54 combatentes do grupo terrorista Estado Islâmico (EI) e recuperaram um aeroporto militar situado perto da localidade iraquiana da Al Qairauan, a oeste da cidade de Mossul.

Em um comunicado, as milícias asseguraram que suas unidades mataram 54 terroristas e destruíram uma sede de comando do EI, e que tomaram o controle do aeroporto militar de Sahl Sinjar, situado ao sul de Al Qairauan.

O município da Al Qairauan, pertencente à comarca de Sinjar, é considerado um dos mais importantes centros de comando do EI, além de ser um destacado nó de comunicação entre as comarcas de Tel Afar e Al Beaach, e entre a fronteira do Iraque com a Síria.

Além disso, as milícias anunciaram a libertação de seis aldeias na parte sul da localidade e de três povoados ao norte.

As unidades da Multidão Popular retiraram mais de 200 famílias das cercanias do aeroporto e abriram corredores seguros para facilitar a saída dos civis.

Por outro lado, as milícias pró-governamentais anunciaram que foram alvo de um ataque realizado por combatentes do EI na cidade de Hatra, situada 80 quilômetros a sudoeste de Mossul e que foi libertada em 26 de abril.

De acordo com o comunicado, os jihadistas mataram um "líder de destaque" das milícias, que foi identificado como Amir Abas Hamid, e feriram outras seis pessoas no ataque.

O comando das milícias contou que suas unidades, finalmente, conseguiram repelir o ataque.

O objetivo da ofensiva das milícias da Multidão Popular é expulsar os extremistas da parte oeste de Mossul, enquanto as forças iraquianas lutam no interior da cidade para recuperar seu controle.

O EI conquistou amplos territórios do norte de Iraque em 2014 e estabeleceu sua "capital" em Mossul, mas os jihadistas já foram expulsos da maioria de seus domínios nos últimos meses.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos