Cinco policiais afegãos são mortos por companheiro enquanto dormiam

Cabul, 19 mai (EFE).- Pelo menos cinco policiais morreram após serem baleados por um companheiro em um posto de controle enquanto dormiam na conflituosa província de Nangarhar, no leste de Afeganistão, afirmou nesta sexta-feira à Agência Efe uma fonte oficial.

"Cinco membros das forças de segurança foram assassinados ontem à noite por um companheiro em um posto de controle no distrito de Ghani Khelo", afirmou o porta-voz do governador estadual, Attaullah Khogyanai.

O porta-voz indicou que "o suspeito escapou" após matar os 5 policiais e que há uma investigação aberta sobre as circunstâncias do fato, um aparente ataque "desde dentro".

Assim são chamados os ataques perpetrados no Afeganistão contra membros de corpos de segurança por parte de companheiros que desertam ou talibãs que se infiltram.

Durante o ano passado, ocorreram vários ataques deste tipo, o mais mortal deles em janeiro, com a morte de dez polícias em um posto de controle na província de Uruzgan, no sul afegão.

De acordo com o Inspetor Geral Especial para a Reconstrução do Afeganistão entre janeiro e novembro de 2016 ocorreram 56 ataques internos contra pessoal das forças de segurança afegãs com um saldo de 151 mortos e 79 feridos.

Desde o fim da missão de combate da Otan em janeiro de 2015, os insurgentes foram ganhando terreno em diversas partes do Afeganistão e atualmente controlam, têm influência ou disputam com o Governo pelo menos 43% do território, segundo dados de Washington.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos