Macron reafirma compromisso da França com combate ao terrorismo no Mali

Bamaco, 19 mai (EFE). - O novo presidente da França, Emmanuel Macron, reafirmou nesta sexta-feira na cidade de Gao, no Mali, a disposição de seu país em continuar com as operações militares de luta contra o terrorismo jihadista nessa nação africana.

"A determinação da França ao seu lado será completa. A França está comprometida e assim continuará", disse Macron, em coletiva ao lado do presidente do Mali, Ibrahim Boubacar Keita.

Macron destacou que continuará com a mesma política antiterrorista de seu antecessor, François Hollande, no norte do Mali e homenageou às tropas francesas na região.

"Na qualidade de chefe do Exército, vim para prestar homenagem e demonstrar minha confiança nos soldados", afirmou o presidente francês, na primeira viagem para fora da Europa desde que foi empossado, no último dia 14.

O presidente malinês, por sua vez, expressou o reconhecimento de seu povo pela França por seu apoio na luta contra o terrorismo.

Os dois presidentes reafirmaram a vontade de aplicar os dispositivos do Acordo de Paz, assinado em junho de 2015.

Macron foi recebido Keita ao meio-dia, em Gao, cidade que abriga a base do maior destacamento de militares franceses no exterior. Antes de encerrar voltar a Paris, ele visitará a unidade militar e voltará a se encontrar com presidente malinês.

Vários jornais do Mali criticaram o fato de Macron ter ido diretamente ao Gao sem passar pela capital, Bamaco, o que teria "obrigado" Keita ir até essa região para recebê-lo.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos