Meninas de Chibok reencontram famílias 3 anos depois de sequestro

Abuja, 20 mai (EFE).- As 82 meninas nigerianas sequestradas em Chibok e libertadas há duas semanas depois de permanecerem três anos como reféns da milícia islamita Boko Haram se reencontraram neste sábado com suas famílias em uma emotiva cerimônia.

O evento realizado na capital da Nigéria, Abuja, foi transmitido por várias emissoras locais, e marcado por lágrimas pelas quais os familiares das estudantes expressaram suas emoções pelo ocorrido.

"Falar de lágrimas de alegria é pouco para descrever o vivido por mães e pais", disse em comunicado Oby Ezekwesili, líder do movimento "Bring Back Our Girls" (Tragam nossas meninas de volta), criado por familiares das estudantes e por grupos da sociedade civil.

As meninas que reencontraram suas famílias hoje são parte das mais de 200 alunas de uma escola secundária que foram sequestradas pelo Boko Haram em Chibok, no estado de Borno, no nordeste do país.

Além dos pais, elas reviram as 21 meninas libertadas em outubro do ano passado do cativeiro, explicou pelo Twitter o porta-voz da presidência da Nigéria, Bashir Ahmad.

O sequestro das meninas em abril de 2014 gerou indignação em todo o mundo. Figuras públicas como a então primeira-dama dos Estados Unidos, Michele Obama, e a prêmio Nobel da Paz Malala Yusufzai aderiram a campanhas pela libertação.

Das 276 estudantes sequestradas em Chibok, 58 conseguiram escapar pouco depois da ação. Os terroristas libertaram outras 21 em agosto do ano passado, depois de negociações realizadas com mediação do Comitê Internacional da Cruz Vermelha e pelo governo da Suíça.

Outra negociação permitiu a libertação de mais 80 meninas no início desse mês em troca da soltura de cinco membros do Boko Haram.

O governo da Nigéria prometeu manter o diálogo com o grupo para conseguir a libertação das 113 meninas que ainda são mantidas como reféns da milícia.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos