Resultados preliminares apontam Rohani liderando recontagem de votos no Irã

Teerã, 20 mai (EFE).- Teerã, 20 mai (EFE).- O presidente do Irã e candidato à reeleição, o moderado Hassan Rohani, lidera a recontagem de votos na frente de seu principal rival, o clérigo conservador, Ebrahim Raisi, de acordo com resultados preliminares divulgados neste sábado.

A Comissão Eleitoral anunciou que Rohani recebeu mais de 14,6 milhões de votos, dos quase 26 milhões contabilizados até o momento, cerca de 56% dos votos, o que daria a vitória no primeiro turno.

Raisi recebeu um pouco mais de 10,1 milhões de votos, cerca de 39%, enquanto que os ex-ministros Mostafa Mir-Salim e Mostafa Hashemitaba receberam perto de 280 mil e 140 mil votos, respectivamente.

O chefe da Comissão Eleitoral, Ali Asghar Ahmadi, disse em entrevista coletiva que estes resultados são preliminares, já que ainda continua a recontagem de votos, e adiantou que os números definitivos serão anunciados ainda hoje.

Mais de 40 milhões de pessoas votaram, segundo Ahmadi, que louvou a alta participação e o "ambiente seguro e alegre" em que se desenvolveram as eleições.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos