Ucrânia envia carros de combate T-80 a zona de conflito com separatistas

Kiev, 20 mai (EFE).- O presidente da Ucrânia, Petro Poroshenko, anunciou neste sábado o envio de mais carros de combate T-80 à zona do conflito com os separatistas pró-Rússia no leste do país.

"Será enviado outro conjunto de magníficos carros de combates T-80 às tropas aerotransportadas da Ucrânia em operação", escreveu no Facebook o chefe de Estado ucraniano.

"Continuamos trabalhando para fortalecer a nossa capacidade defensiva", acrescentou.

O governante também postou na rede social um vídeo que mostra uma prática de tiro do T-80, dotado de um canhão de 125 milímetros e capaz de desenvolver uma velocidade de 70 quilômetros por hora.

A negociação para o fim do conflito no leste da Ucrânia está bloqueados há meses devido à recusa de Moscou e Kiev em avançar segundo o que foi pactuado nos Acordos de Minsk e por causa das contínuos reprovações mútuas pelas violações ao cessar-fogo.

Os Acordos de Minsk preveem uma trégua estável com a retirada do armamento pesado e a introdução de reformas políticas para possibilitar eleições regionais nas áreas controladas pelos rebeldes pró-Rússia.

O governo de Kiev argumenta que o avanço nos aspectos políticos do plano de paz não é possível enquanto a Ucrânia não assumir o controle da região de fronteira com a Rússia que atualmente está em poder das milícias pró-Moscou.

Segundo dados da ONU, nos três anos de conflito no leste da Ucrânia, mais de 10.000 pessoas morreram, entre combatentes e civis. EFE

kv-bsi/id

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos