UE parabeniza Rohani e oferece apoio a total aplicação do acordo nuclear

Bruxelas, 20 mai (EFE).- A alta representante da União Europeia para Política Exterior, Federica Mogherini, parabenizou neste sábado Hassan Rohani por ter sido reeleito para seu segundo mandato como presidente do Irã e garantiu que a organização continuará trabalhando para a total implementação do acordo nuclear.

"Os iranianos participaram de forma apaixonada da vida política do seu país. Parabenizo o presidente Hassan Rohani pelo forte mandato que recebeu", disse Mogherini no Twitter.

A alta representante da UE acrescentou que o bloco "está disposto a continuar o trabalho para uma completa implementação do JCPOA (o acordo internacional sobre o programa nuclear iraniano), o compromisso bilateral, a paz regional e para cumprir as expectativas de todo o povo do Irã".

A UE liderou as negociações das potências internacionais com Teerã que levou, durante o primeiro mandato de Rohani, ao chamado Plano Integral de Ação Conjunta que garante que o programa nuclear iraniano se limitará ao uso pacífico.

Nas eleições de sexta-feira, Rohani obteve 57% dos votos, contra 38,5% de seu principal concorrente, o clérigo conservador Ebrahim Raisi.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos