Topo

Ataque de talibãs no sul do Afeganistão termina com 20 policiais mortos

21/05/2017 06h45

Cabul, 21 mai (EFE).- Pelo menos 20 policiais morreram e dez ficaram feridos durante uma ofensiva dos talibãs contra diversos postos de controle no sul do Afeganistão, onde continuam combates esporádicos, informou neste domingo uma fonte oficial à Agência Efe.

Centenas de talibãs atacaram ontem à noite de maneira simultânea vários postos de controle da polícia em três pontos diferentes da província de Zabul, em uma tentativa de controlar essas áreas, mas foram repelidos pelas forças de segurança afegãs.

"No total, durante estes ataques, morreram 20 policiais e outros dez ficaram feridos", disse o porta-voz do governador provincial, Gul Islam Syal, acrescentando que feridos foram já encaminhados para os hospitais.

Segundo o porta-voz, os insurgentes sofreram também "diversas baixas", mas que ainda não há um número exato a este respeito.

Os ataques aconteceram nos distritos de Dai Chopan, Arghandab e Shajoy, sendo este último o mais afetado, de acordo com Syal.

Um membro das forças de segurança de Zabul, que pediu anonimato, disse à Efe que os talibãs também lançaram alguns foguetes contra Qalat, a capital provincial, mas não houve mortes.

Estes ataques são parte da chamada ofensiva de primavera, lançada pelos talibãs no final de abril, coincidindo com a chegada do bom tempo.

Zabul, fronteira com o Paquistão e as também inseguras províncias de Uruzgan e Ghazni, conta com uma forte presença dos talibãs, que controlam grande parte do seu território.